Português Italian English Spanish

Torneio SESI de Robótica estimula soluções inovadoras na prática de esportes e qualidade de vida

Torneio SESI de Robótica estimula soluções inovadoras na prática de esportes e qualidade de vida

Data de Publicação: 4 de maio de 2021 21:15:00
Jovens de 9 aos 16 anos vão participar do evento, promovido pela Escola Firjan SESI, em 07 e 08/05. Devido à pandemia, o desafio será on-line e público poderá acompanhar a abertura e a premiação no YouTube.

A robótica faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI, desde a educação infantil até o ensino fundamental.Foto:Vinicius Magalhães.

 

Trinta e quatro equipes, entre crianças e jovens de 9 aos 16 anos, vão participar do Torneio SESI de Robótica, promovido pela Escola Firjan SESI, em 07 e 08/05. Dessa vez, devido à pandemia, o desafio, que faz parte do calendário do SESI Nacional, será on-line. A temporada Replay 2020/2021 do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL) tem como pergunta-desafio: "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?"

“O torneio não é baseado apenas em programação e montagem de robôs. Ele fomenta a área de ciência e tecnologia, inspira a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe. O torneio da FIRST tem como premissa promover a cultura científica, através da robótica e da solução de problemas do cotidiano, por isso destacamos que todo o torneio é muito mais que robôs”, avalia Simone Caires, analista da Educação Básica da Firjan SESI. As equipes podem ter de dois a 10 adolescentes, com até dois técnicos maiores de 18 anos. Neste torneio, além dos 25 grupos das Escolas Firjan SESI, participam seis equipes de colégios particulares, uma de escola pública municipal e duas de ONGs. 

Na unidade Firjan SESI Volta Redonda, a equipe Silver Wolves - vencedora de um prêmio internacional de robótica no ano passado - desenvolve um robô que fará movimentos simulando exercícios físicos, passos estes que deverão ser acompanhados pelos estudantes. A iniciativa reúne a experiência maker (faça você mesmo), quando os alunos montam o protótipo, com o estímulo à atividade física para estes jovens, uma vez que o índice de sedentarismo é alto neste perfil.

O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor. Os campeões dessa Etapa Regional vão competir em junho na Etapa Nacional. Além dos três prêmios principais, chamados de Champion’s Award, eles concorrem nas categorias: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desafio do Robô e, a partir desta temporada, há ainda o Prêmio do Técnico.

Metodologia

A robótica faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Na educação infantil, as crianças começam com experiências na modelagem e na investigação. A partir do 3º ano, iniciam no campo da programação. “Trabalhamos com o conhecimento científico, o raciocínio lógico e o desenvolvimento do pensamento computacional. Mas a robótica tem viés multidisciplinar e vai muito além da programação, pois permite ao aluno uma mudança de postura, o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem em diferentes campos do saber”, defende Simone.

O público poderá acompanhar a abertura, em 07/05, às 9h, e a premiação, em 08/05, às 16h, do Torneio FLL ao vivo no YouTube da Escola Firjan SESI. Mais informações: https://escolafirjansesi.com.br/robotica.