Português Italian English Spanish

Cláudio Castro lança programa Mercado do Produtor AgroRJ em fórum de secretários

Cláudio Castro lança programa Mercado do Produtor AgroRJ em fórum de secretários

Data de Publicação: 10 de junho de 2021 16:03:00

A iniciativa será uma parceria com os municípios fluminenses para construção e gestão de mercados.Foto:Rafael Campos.

 

Fortalecer o interior do Estado do Rio de Janeiro. Este é o objetivo do governador Cláudio Castro ao lançar o projeto Mercado do Produtor AgroRJ durante o primeiro Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura, realizado nesta quinta-feira, dia 10, no Palácio Guanabara. A iniciativa será uma parceria com os municípios fluminenses para construção e gestão de mercados, incentivando o consumo da produção local pelos moradores do entorno.

O governo construirá os mercados e, em seguida, passará a gestão para os municípios que, em parceria com a Secretaria de Agricultura, vão fazer a interlocução com os produtores, associações e cooperativas para se integrarem ao projeto.

- Estamos em um processo de reconstrução do estado, e o agricultor é um dos atores importantes, que não ficará em segundo plano. Para termos um Rio de Janeiro forte, precisamos de um interior forte. O nosso agronegócio tem o seu valor e precisa desse investimento para que possa crescer, gerando emprego e renda para a população – declarou o governador Cláudio Castro.

O projeto é baseado em uma ação do município de Miguel Pereira, que começará a funcionar este mês. O Espaço do Agricultor, na cidade do Centro-Sul fluminense, será direcionado ao produtor rural local, focado na comercialização e exposição do produto gerado no município. A estrutura terá capacidade de receber 92 expositores com áreas para armazenagem, reuniões entre os produtores e vendas.

- Esse governo quebra paradigmas todos os dias, e um deles é aproveitar os bons projetos dos municípios. Estamos no momento de mudar a história do agronegócio no Rio de Janeiro – acrescentou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz.

O prefeito de Miguel Pereira, André Português, explicou que a ideia nasceu como uma ação conjunta entre prefeitura e estado.

- No dia 25 de junho vamos inaugurar o primeiro polo. Esse espaço vai fazer toda a diferença para os agricultores, que merecem todo o nosso respeito e carinho, além do incentivo – destaca.

Novo prazo da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

Outro assunto discutido no fórum foi a imunização de bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades. Com o objetivo de erradicar a febre aftosa no Rio de Janeiro, a Secretaria de Agricultura estendeu o prazo para comprar e aplicar a vacina até o dia 15 de junho. Além da vacinação, o prazo para a entrega de declaração do imunizante também foi prorrogado e vai até o dia 25 deste mês.

Selo Pet Friendly

A Subsecretaria RJPet, vinculada à Secretaria de Agricultura e responsável pelas campanhas de adoção promovidas pelo estado, ainda apresentou aos secretários o trabalho que vem fazendo em defesa dos animais. Foi explicado o funcionamento do selo Pet Friendly e estimulada a sua divulgação entre hotéis, bares, restaurantes e comércios do interior, que podem fazer parte do cadastro de mais de mil estabelecimentos amigos dos animais. O programa de castração de animais também foi apresentado.