Bom desempenho na Secretaria de Agricultura foi fruto de parcerias e do empenho de técnicos do município e do estado, aponta Monteiro de Jesus
Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2020 14:12:00 Após onze meses na secretaria, Monteiro de Jesus voltou à Câmara.
![]() |
Apesar dos poucos recursos e da dificuldade de atuar em uma pasta importante como a Secretaria Municipal de Agricultura em tempos de crise econômica no país e no estado do Rio de Janeiro, o vereador Monteiro de Jesus, que deixou o governo municipal em janeiro e voltou à Câmara no mesmo mês, colecionou elogios durante sua passagem de onze meses pelo Executivo. Em entrevista exclusiva ao Blog, Monteiro afirmou que fica feliz com os elogios, mas que eles só foram possíveis graças ao empenho de técnicos da área, do município e do estado.
“Eu recebo os elogios com muita alegria, porque é o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos em prol dos produtores rurais, mas eu divido esses elogios com todos os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, bem como também os técnicos da Emater-Rio, que foram sempre nossos parceiros, ao Núcleo de Defesa Agropecuária, que tem trabalhado incansavelmente para o seu desenvolvimento. Nós sabemos que não realizamos nada sozinhos. Tudo que foi alcançado eu tenho que agradecer a Deus, a todos os técnicos, a equipe que trabalhamos na secretaria e o apoio dos demais secretários, que sempre estiveram dispostos a nos auxiliar”.
Na entrevista, ele destaca o compromisso com o prefeito Mario Esteves, que para o vereador vem fazendo um trabalho que deve servir de exemplo para prefeitos de todo o país, o apoio que recebeu para atuar na secretaria e a importância de parcerias firmadas com secretarias e autarquias do estado para o bom desempenho na pasta.
Sobre “voos maiores”, o parlamentar diz que não é hora de pensar no assunto. “Temos um compromisso com o prefeito Mario Esteves, que vai tentar a reeleição, mas é claro que a boa repercussão de um trabalho público é motivo de orgulho. Mas quem alça o político a voos maiores é o eleitor. Vou continuar trabalhando muito, sempre pensando na nossa Barra do Piraí”.
Como foi receber á época o convite do prefeito Mário Esteves para ocupar a pasta?
Eu recebi o convite com muita satisfação e na certeza que tínhamos muito a contribuir com o município respondendo por uma secretaria municipal importante. A Secretaria de Agricultura é uma pasta responsável pela promoção de condições de vida aos homens e mulheres do campo, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Mesmo com as dificuldades e recursos escassos, recebemos total apoio do prefeito para que fomentássemos políticas e ações que atendessem as demandas dos nossos produtores rurais.
Como foi a experiência por ter respondido uma Secretaria em tempos de crises e com poucos recursos?
A experiência foi de vencer os desafios e superar dificuldades com criatividade, uma vez que não se tem recursos suficientes para se realizar toda demanda do setor. Mas com a graças de Deus e com o aval do prefeito Mário Esteves conseguimos êxito em muitas ações. Apesar das dificuldades, firmarmos importantes convênios e parcerias com o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e setores de autarquias estaduais.
Qual o balanço que o senhor faz dos onze meses que ficou à frente da Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí e as suas principais ações realizadas?
Recebi o convite do prefeito Mário Esteves para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura no momento em que o nosso estado estava atravessando uma grande crise financeira, a pior dos últimos anos. Sabíamos que seria um desafio enorme e encaramos na certeza que com ajuda de amigos, dos técnicos e funcionários da pasta, nós iríamos superar a maioria das dificuldades.
Das diversas ações que ocorreram, logo no início conseguimos realizar um convênio com o INEA, que disponibilizou um técnico para fazer o cadastro ambiental rural gratuitamente a todos os produtores rurais da nossa cidade. Essa ação atendeu ao pleito dos produtores rurais. Também firmamos um convênio com o INCRA, que disponibiliza o cadastro gratuitamente para todos os produtores rurais da nossa cidade. Solicitamos a compra, aplicação e distribuição gratuita de vacinas de brucelose aftosa, imunizando dessa forma todo o rebanho bovino do nosso município. Promovemos patrolamento e recuperação de diversas estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção.Participamos de diversas Feiras, Seminários e Exposições Agropecuárias representando o município. Firmamos também uma parceria com a Conexão Mata Atlântica, que disponibilizou recursos financeiros para atender diversas famílias em Barra do Piraí. Padronizamos a Feira Municipal, que entrará em obras ainda no início deste ano. Idealizamos a Barra Green, uma feira de produtos orgânicos e agroecológicos, na qual as pessoas têm oportunidade de adquirir ali alimentos saudáveis para serem colocados na mesa dos seus familiares, movimentando assim a agricultura orgânica do nosso município e fortalecendo a renda de todas as pessoas que dependem desse segmento. Ela já se tornou oficial e já inserida no calendário de eventos do município. Investimos na recuperação das estradas vicinais, graças a um convênio firmado com a Emater-Rio, que disponibilizou os seus técnicos para atender os produtores rurais. Na Exposição Agropecuária de Barra do Piraí, disponibilizamos um estande para atender todos os produtores rurais e visitantes. Apoiamos de uma maneira contundente a Exposição do Cavalo Mangalarga e do Cavalo Pampa. Em nossa passagem fizemos muito mais que citei.
Concluo essa pergunta, afirmando que o nosso balanço, durante os meses que estivemos à frente da pasta, é positivo e que a prefeitura vem trabalhando de forma intensa para cumprir ações que contribuem com o progresso do homem do campo, dando-lhe mais dignidade e garantindo o acesso ao ir e vir. Aproveito para desejar sucesso ao novo titular da pasta, o secretário Tiago Soares que é do nosso partido
Na sua passagem a Secretaria de Agricultura passou a ser elogiada pelos produtores rurais e também por munícipes, algo que não ocorreu com muitos antecessores da pasta. Como o senhor recebia os elogios?
Eu recebo os elogios com muita alegria, porque é o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos em prol dos produtores rurais, mas eu divido esses elogios com todos os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, bem como também os técnicos da Emater-Rio, que foram sempre nossos parceiros, ao Núcleo de Defesa Agropecuária, que tem trabalhado incansavelmente para o seu desenvolvimento. Nós sabemos que não realizamos nada sozinhos. Tudo que foi alcançado eu tenho que agradecer a todos os técnicos e o apoio dos demais secretários, que sempre estiveram dispostos a nos auxiliar. Como já mencionei, eu recebi total apoio do prefeito Mário Esteves nas nossas solicitações em prol do homem do campo. Entendo que a Secretaria Municipal de Agricultura se tornou reconhecida pelos produtores rurais.
Quando senhor assumiu a pasta passou a ter uma grande visibilidade, impulsionada pelas diversas ações realizadas. Para algumas pessoas a elas ocorriam por conta do senhor projetar voos maiores. Isso faz parte de seus planos?
É verdade que na cidade relacionavam a visibilidade da pasta com a possibilidade de voos maiores não vou negar isso, mas não foi pensando nisso que trabalhamos duro durante os meses que lá estivemos. Nosso desejo, na codição de secretário municipal, foi sempre fazer e promover ações que garantam condições de vida e também de produção aos homens e mulheres do campo.
A respeito de voos maiores, é algo que o homem público sempre almeja e não seria diferente comigo, mas hoje nós temos um compromisso com nosso prefeito Mário Esteves, que vai tentar a reeleição e que tem desenvolvido um excelente trabalho em prol de Barra do Piraí. Mário tem feito uma gestão que tem sido exemplo para os demais municípios da região do estado e até mesmo do país.
Quanto a voos maiores é bem verdade que o determina o nosso futuro são as nossas ações, mas na vida pública quem conduz o político a algo maior é o eleitor. Então, quem sabe no futuro nós possamos alcançar voos maiores, mas colocando sempre em primeiro lugar a nossa Barra do Piraí.
Na cidade, temos a experiência acumulada dos cinco mandatos de vereador, presidente da Câmara, prefeito interino e a de secretário municipal. Sempre colocamos em primeiro lugar o município de Barra do Piraí e trabalhamos incansavelmente para que a cidade volte ser a Pérola do Vale, que foi no passado. Em todas as oportunidades que nos foi dada nunca fizemos política olhando no retrovisor ou perseguindo alguém.