Português (Brasil)

Marcelo Cabeleireiro: “Os quatro mandatos de vereador me ajudaram muito a entender como as coisas funcionam no parlamento”

Marcelo Cabeleireiro: “Os quatro mandatos de vereador me ajudaram muito a entender como as coisas funcionam no parlamento”

Data de Publicação: 21 de junho de 2020 22:12:00 Deputado estadual em primeiro mandato, Cabeleireiro destaca ações já realizadas na região, mas admite que ainda tem muito trabalho a ser feito.

Compartilhe este conteúdo:

Após quatro mandatos como vereador em Barra Mansa, inclusive ocupando a presidência da Casa por quatro mandatos, Marcelo Cabeleireiro foi eleito deputado estadual superando nomes de peso da política estadual. Em seu primeiro mandato, o parlamentar tem percorrido várias cidades da região estreitando o relacionamento com prefeitos e vereadores. E essa relação tem dado resultado, haja visto os importantes serviços já disponibilizados à população dessas cidades. Mesmo em tempos de pandemia, Cabeleireiro afirma que a Alerj está empenhada em atender o estado e, tão logo passe essa turbulência, o deputado espera que muitos de seus projetos sejam colocados em prática.  

Marcelo Cabeleireiro foi eleito num cenário de pouca probabilidade. Como se sentiu ao ver seu nome entre os eleitos e vendo figurões da política não se reelegendo?

Marcelo Cabeleireiro: Sinto que cumpri com minha responsabilidade enquanto vereador e presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa por quatro mandatos e que as pessoas confiam em mim e no meu trabalho por uma cidade ainda melhor. Vejo minha eleição como uma forma de poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento de toda região, afinal, os votos que obtive em outras cidades foram decisivos para garantir uma cadeira na Alerj. Quero retribuir isso.

Você tem a experiência do parlamento municipal. Isso te ajudou nas primeiras caminhadas como deputado estadual?

Marcelo Cabeleireiro: Com certeza. Os quatro mandatos de vereador me ajudaram muito a entender como as coisas funcionam no parlamento e os anos à frente da presidência me garantiram um conhecimento muito importante do andamento dos trabalhos.

Como tem sua relação com o colegiado de deputado na ALERJ?

Marcelo Cabeleireiro: Eu tenho uma boa relação com os parlamentares, alguns mais próximos, outros nem tanto, mas não tenho desavenças na Casa.

É notório que você busca um relacionamento bem próximo de vereadores. Por que adotou essa prática para seu mandato?

Marcelo Cabeleireiro: Busco sempre a união com os municípios e os vereadores estão próximos do povo, conhecem de perto as demandas da cidade, assim como os prefeitos e entidades de classes. Vejo que esse trabalho em conjunto é importante para alcançar o desenvolvimento que tanto buscamos.

É possível descrever suas ações parlamentares em favor da melhoria das cidades do Médio, Sul e Centro Sul Fluminense?

Marcelo Cabeleireiro: Conquistamos serviços itinerantes muito importantes para várias cidades como Identifica Rio, Ônibus Lilás e Tomógrafo Móvel. Também, junto à Secretaria de Estado de Saúde, conseguimos a aquisição de ambulâncias e vans adaptadas para auxiliar o atendimento na saúde dos municípios. Em Vassouras, cidade que já visitei várias vezes durante o mandato, junto ao prefeito Severino Dias, conseguimos finalizar a obra do Mirante Imperial, que estava paralisada. Na Prainha de Mambucaba, em Paraty, conseguimos regularizar a energia elétrica – algo que a comunidade vinha lutando muito junto à Associação de Moradores. Em Barra Mansa e Quatis, conseguimos ajuda do governo para projeto de construção de casas para realocar as famílias ribeirinhas.

Durante essa pandemia do Coronavírus, a Alerj tem atuado no sentido de economizar ainda mais recursos e assim conseguimos repassar um total de R$100 milhões para serem divididos entre os municípios no combate ao Coronavírus. Também disponibilizamos R$ 5 milhões para a Universidade Federal do Rio de Janeiro produzir respiradores para os hospitais, além de recurso para a aquisição de novos leitos de UTI.

Cumprindo com minha função de representar, defendi que a verba do Fundo de Segurança Pública contemple os municípios do Médio Paraíba, possibilitando melhoria no policiamento e aquisição de equipamentos e veículos.

Essas foram só algumas das conquistas importantes que tivemos.

Você integra a base de sustenção do governador Wilson Wiltzel. O que isso agreda de positivo na sua atuação de parlamentar?

Marcelo Cabeleireiro: Melhorias para as cidades do Médio Paraíba, que há muito tempo não recebiam atenção do governo estadual.

Avalia que seu mandato esteve correspodendo a expectiva dos eleitores que manisfestaram votos você?

Marcelo Cabeleireiro: Creio que sim. Ainda tem muito trabalho a ser feito e, este ano, com essa pandemia do Coronavírus, muitos projetos foram suspensos. Mas, no que depender do meu esforço, ainda teremos muito a conquistar.

Sua base eleitoral é em Barra Mansa. Na cidade, você foi vereador por quatro mandatos e chegou a ser companheiro no parlamento municipal do prefeito Rodrigo Drabe. Como tem sido a relação deputado e prefeito?

Marcelo Cabeleireiro: Eu e o prefeito Rodrigo Drable sempre tivemos uma boa relação e terá meu apoio para sua reeleição.

O que as cidades, em especial as do interior do Estado, podem esperar dos próximos meses de seu mandato?

Marcelo Cabeleireiro: Como disse, com a essa pandemia as coisas se tornaram mais difíceis. Ainda assim, continuo lutando pela nossa região, especialmente na defesa da manutenção dos empregos, das empresas que atuam no interior e, claro, da saúde pública que vive um momento delicado.

Compartilhe este conteúdo: