Português (Brasil)

Parceria entre o Grupo AAPVR e a Prefeitura oferta 5 mil atendimentos oftalmológicos gratuitos Criado: 26 Abril 2025

Parceria entre o Grupo AAPVR e a Prefeitura oferta 5 mil atendimentos oftalmológicos gratuitos Criado: 26 Abril 2025

Data de Publicação: 27 de abril de 2025 22:17:00 Pacientes acima de 60 anos são atendidos por meio do Projeto "Melhor Visão para a Melhor Idade"

Compartilhe este conteúdo:

Quase cinco mil atendimentos já foram realizados pelo programa que beneficia pessoas idosas, priorizando aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto acontece através de uma sólida parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (GRUPO AAP-VR) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda CMDDPI/VR. O projeto tem apoio e patrocínio do Banco Daycoval, CSN e Oliveira Trust.

Os pacientes são encaminhados pela rede municipal de saúde ou procuram a AAPVR espontaneamente. " Os idosos em situação de vulnerabilidade social são acolhidos de forma direta e imediata.Neste caso, o atendimento é às terças-feiras, a partir das 14h, no setor de assistência social da AAP-VR onde é realizada uma triagem", esclarece o Diretor de Assistência Social da AAPVR Messias.

A Associação tem uma grande parceria com o município através da Secretaria Municipal de Saúde . " Através de um sistema informatizado é feito o agendamento. O idoso só precisa vir aqui nos dias de atendimento exclusivo aos pacientes da rede pública (terça e sexta-feira, pela manhã) para fazer o cadastro e ser atendida”, diz Eduardo Vaz.

O “Melhor Visão para a Melhor Idade” começou em 2024 e seguirá até dezembro deste ano. Pretendemos captar recursos para continuidade do programa em 2026 devido a sua importância pública e social, esclarece o Presidente do Grupo AAPVR Geraldo Vida que acompanhou o início do Projeto no Conselho do Idoso e faz questão de "olhar de perto" a evolução do Projeto.

Oferecemos consultas oftalmológicas; campimetria computadorizada – que avalia a extensão e sensibilidade do campo de visão –; sonografia diagnóstica – método de imagem em tempo real – e ceratoscopia computadorizada monocular, que mapeia e analisa a curvatura da superfície anterior da córnea”, explica Ana Rosa,Diretora de Saúde. O programa representa um passo significativo em direção ao atendimento tecnológico humanizado para a pessoa idosa do Município de Volta Redonda.

O prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu à associação por mais uma iniciativa em parceria com o governo municipal. “Associação dos Aposentados e Pensionistas é uma grande parceira da prefeitura. Toda a Direção está de parabéns por esse projeto.”, afirmou

Quem pode e onde participar:

O atendimento é totalmente gratuito para pessoas idosas que devem procurar a SMS ou a AAPVR.

Compartilhe este conteúdo: